quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aaaa o verão, ieiééé!

Calor, praia, sainhas e shortinhos uhuuu! Academias bombando, corridas pelos parques e tudo pra recuperar a forma no verão, em cima da hora. Tudo bem que a maioria acredita que da pra mudar muita coisa, melhor acreditar do que criar alguma barreira pra não sair do sedentarismo. Qualquer coisa é melhor que ver a barriguinha de cerveja crescendo dia após dia e a mesma começando a encostar na mesa do escritório. Se começar a parar um copo então fique atento, não é só a imagem que esta comprometida, mas a saúde também, é fato que tem gente que não se incomoda com a barriguinha protuberante. Barriguinha à parte, a saúde merece um tópico especial, porque conheço gente que nunca praticou esporte algum, fuma e bebe mais que opala 69 e esta ai firme e forte, forte forte, também não, aprumado. Na dúvida o melhor é evitar comida pesada, caprichar na cervejada, fazer história pra contar para os netinhos como no comercial de uma cerveja conhecida da rapaziada.
Uma dica simples e barata é o famoso Cooper. O médico americano Kenneth Cooper foi o percursor desta técnica, criada para apurar as condições físicas dos astronautas da NASA nas missões espaciais. No Brasil a moda pegou entre 70 e 80 e até hoje é uma atividade com muitos adeptos. Algumas dicas pra quem quer ficar com o coração mais forte sem estar apaixonado pra poder tomar e comer mais a vontade sem aquele peso na consciência por causa de uma bala kids a mais:

• Para queimar gordura, corra apenas de 60% a 70% de sua freqüência cardíaca (um freqüencímetro, que mede batimentos do coração, pode ajudar). Por exemplo: se você tem de 20 a 30 anos, deve manter de 120 a 140 batimentos por minuto; 31 a 40 anos,de 110 a 130.
• Para fortalecer músculos, entre eles o coração, o ideal é correr intensamente, porém por pouco tempo. Quando ultrapassa o limite da freqüência cardíaca, você fica ofegante e deve desacelerar.
• Uma hora de corrida gasta em média 600 calorias. A regularidade é que dá condicionamento físico. Pratique de duas a três vezes por semana, em dias alternados, pelo menos meia hora. O indicado é uma hora. As mudanças no corpo podem ser notadas após 40 dias de prática regular. Além de perder peso e ganhar massa muscular, você dorme melhor e tem sua auto-estima elevada.
• Correr na esteira também tem suas vantagens. É possível programar a velocidade e a distância com mais precisão, por exemplo. Você é quem define os horários dos treinos. Mas saiba que praticar até o almoço é mais indicado para quem mora nas grandes capitais (à noite o ar fica carregado de monóxido de carbono).




Nenhum comentário:

Postar um comentário